quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Por trás da Canção: Aquarela do Brasil




Até que a nossa Garota de Ipanema  começasse a desfilar mudo afora, Aquarela do Brasil foi a música brasileira mais conhecida e regravada internacionalmente.

Lá fora, a canção de Ary Barroso foi chamada de "Brazil", facilitando sua compreensão como símbolo do país.
Sob os holofotes da imprensa, Ary Barroso foi perguntado algumas vezes sobre a origem e inspiração para compor Aquarela do Brasil. 


Segundo ele, a história de como surgiu a canção tem seu início em uma noite chuvosa em sua casa, no Leme (RJ). Durante a criação, Ary sentiu estar extravasando um samba com sonoridade forte para que pudesse desenhar a grandeza do país.
"Senti, então, iluminar-me uma ideia: a de libertar o samba das tragédias da vida, do sensualismo, das paixões incompreendidas, do cenário sensual já tão explorado. Fui sentindo toda grandeza, opulência e valor da nossa terra, gigante pela própria natureza."


Além das belas palavras de Ary sobre a criação da canção, estão alguns fatos sobre ela. Aquarela do Brasil surgiu em 1939 cantada por Aracy Cortes, mas não obteve sucesso. O samba ganhou força somente após sua exibição no musical Joujoux e Balangandans e a gravação na voz de Francisco Alves. 


Antes do lançamento, Ary teve que ir ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que havia vetado o verso "terra do samba e do pandeiro" considerado como ruim para a imagem do país.

Em 1942 a consagração nacional e internacional da canção deu-se com sua inclusão na animação "Saludos Amigos" dos Estudios Disney tornando-se a primeira música brasileira a ser executada mais de um milhão de vezes em rádios americanas.



Marcada como o início do chamado Samba-exaltação, Aquarela do Brasil  foi gravada por dezenas de artistas como Elis Regina, Frank Sinatra, Carmen Miranda, Bing Crosby, Gal Costa, Dionne Warrick, entre outros. Qual a sua versão preferida?

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Tecnologia do Blogger.

Pesquisa