domingo, 27 de novembro de 2016

O samba completa 100 anos!


Pixinguinha, João da Bahiana e Donga
No dia 27 de novembro de 1916, "Pelo Telefone" foi registrada como o primeiro samba gravado. O músico Donga (1890-1974) e Mauro de Almeida (1882-1956), foi creditado como autor, mas segundo pesquisadores, a canção teve contribuição de outros frequentadores do famoso terreiro de tia Ciata (1854-1924), entre eles João da Baiana, Pixinguinha, Caninha, Hilário Jovino e Sinhô.

O cantor Bahiano
O intérprete da canção foi o Baiano (1870-1944), um dos pioneiros das gravações da Casa Édison, que foi, também, responsável pela gravação do primeiro disco para gramafone no Brasil.

Muita gente não considera "Pelo Telefone" como um samba, visto que ele possui características do maxixe ou questiona sua marca de primeiro samba.  A verdade é que o samba já estava surgindo aos poucos um tempo antes dessa gravação, mas esse foi o primeiro a se popularizar (sucesso no carnaval de 1917), portanto é aceitável que ela tenha sido atribuída como esse marco histórico.

pintura de Johann Moritz Rugendas.

Mas afinal, de onde vem o samba? O samba é o resultado de um tipo de dança e ritmo de origem africana que tomou uma forma diferente no nosso país. É bastante comum que sambas antigos tenham temática relacionada à culinária, já que era um dos lugares que haviam mais escravos.


O fato é que o samba se modificou e se ramificou durante esses anos. Temos o samba-canção, a bossa-nova, o samba de roda, o samba de terreiro, partido-alto, entre outros.

Gravação original: https://www.youtube.com/watch?v=woLpDB4jjDU
Versão gravada por Martinho da Vila em 1973: https://www.youtube.com/watch?v=UvBHC8N5o7A

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

 
Tecnologia do Blogger.

Pesquisa